quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inspeção Ambiental Veicular

Dicas Para a Manutenção do Veículo Antes de Passar pela IAV:

Com a Inspeção Veicular, a preocupação do motorista com a manutenção preventiva do automóvel deve ser redobrada. Muitos centros automotivos realizam a pré-inspeção do veículo para verificar, além do catalisador, o sistema de escapamento, as velas de ignição, filtros e outros componentes.
É muito importante que os motoristas levem seus carros para essa manutenção, pois é uma das maneiras de garantir que o mesmo estará em boas condições e poderá ser aprovado no momento da Inspeção Veicular.

Conforme informações da Controlar em pesquisa feita junto aos motoristas na entrada da Inspeção Veicular, são poucos os que se preocupam em verificar as condições de seu veículo antes de levar o carro para a Inspeção. Isso resulta nos atuais níveis elevados de reprovação e consequente perda de tempo para os motoristas, que terão que passar novamente pela Inspeção após uma manutenção.
Conforme levantamento feito pela CETESB em 2006, 24% dos veículos encontram-se sem catalisadores ou equipados com falsos catalisadores e 13% sem conversão de gases satisfatória totalizando 37% da frota.
Só isso já justifica uma atenção do motorista para uma verificação prévia de forma a identificar e evitar uma reprovação.
Caso haja a necessidade de troca do catalisador, a dica é o consumidor ficar atento se o produto possui embalagem padronizada com a marca do fabricante, o certificado de garantia e exigir a nota fiscal.
O catalisador original é formado por uma cerâmica interna, composta por metais nobres que são responsáveis pela transformação dos gases poluentes do motor em inofensivos para o meio ambiente. A peça, projetada para ter a mesma vida útil do automóvel, poderá ter a sua carcaça danificada por impactos, afetando sua estrutura física, o que leva à perda total. Em casos como este, o catalisador deve ser substituído por outro novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários São Muito Bem Vindos!!!